top of page

 Programação 

 

Oficina

Light Flux: light painting em tempo real

Cyrille Brissot e Wagner Faria em parceria com o LabCIC

 

07/05 às 18h30 - Auditório CAHL/UFRB

08/05 às 14h - Auditório CAHL/UFRB

A oficina oferecida ira pesquisar a relação entre dança e novas mídias. Os participantes da oficina irão experimentar o movimento em relação com o software de light painting. Este software foi criado e desenvolvido por Cyrille Brissot,que permite de desenhar no espaço com uma luz. Com 1 dispositivo de luz, webcam e videoprojetor, os atuantes tem a possibilidade de dançar e "imprimir" essas inscrições no espaço vazio proporcionando uma estética inédita. O objetivo dessa oficina será de desenvolver ferramentas de criação neste dispositivo e utilizando mídias da instalação fotomato.

 

 

Light Flux
Cine Dança
Cine Dança

 

07/05 às 20h - Praça Teixeira de Freitas, Cachoeira/BA

08/05 às 18h - Orla de São Félix/BA

09/05 às 18h - Praça Teixeira de Freitas, Cachoeira/BA

O espaço do Cine Dança traz a linguagem audiovisual para programação do Festival Movimenta, possibilitando ao público participante o acesso a obra artísticas de pouca circulação comercial.

 

Durante os dias 07, 08 e 09.05, acontecerão exibições abertas que serão intervenções em espaços públicos de Cachoeira e São Félix junto apresentações de outras linguagens artísticas.

 

Com vídeos cuja premissa sejam o diálogo entre o vídeo e a dança, a curadoria se preocupou com a seleção de obras que discutam as diferentes possibilidades de trabalho e formatos de vídeo danças. O Cine Dança tem curadoria da Prof.a Dra. Ana Valécia Ribeiro.

 

Movimente-se, venham assistir! 

 

 

curadoria

 

Hugo Leo
Master Class
Hugo Leonardo

 

08/05 às 14h - CineTeatro Cachoeirano

08/05 às 19h - JAM na Orla de São Félix/BA

O Contato Improvisação propõe uma investigação do movimento e dança a partir da curiosidade e a atenção plena sobre o corpo, suas possibilidades, suas funcionalidades, sua presença concreta e psíquica intensamente articulada pelo encontro com o outro e o ambiente.

 

Um corpo pré-social, ou na fronteira da socialização, onde se pode cultivar o espanto, a surpresa, o não-saber, o ouvir muito mais do que dizer, o fluir muito mais do que fazer.

 

Utilizando elementos muito concretos como peso compartilhado, comunicação pelo contato físico, rolamentos, quedas, alavancas, o Contato Improvisação oferece um jogo vertiginoso de Experiência corpo-poética.

 

Veremos o que seremos capazes nesta tarde!

Show
Conceito Articulado

 

08/05 às 20h - Orla de São Félix/BA

Tendo como integrantes o rapper UBart e Dj AnderBio, o grupo de rap Conceito Articulado (Muritiba-BA, Recôncavo Baiano) apresenta um trabalho singular por dar bastante atenção na criação de bases eletrônicas com que incorpora influencias do reggae, rock e até elementos jazzísticos, tanto na escrita quanto na sua produção harmônica/rítmica. Suas letras, com linguagem simples e otimista, não deixam de fazer críticas sociais e igualmente abordam temas existencialistas que povoam o mundo dos dois artistas. Para esses, a linguagem musical do grupo Conceito Articulado visa sempre a conexão com públicos de todas as faixas etárias, num diálogo sem imposições, com troca de conhecimentos..

Conceito Articulado
Sala do couro
Intervenção
Sala do Couro
Cia ExperimentandoNUS

 

09/05 às 10h - Feira de Cachoeira/BA

Trabalho solo no qual o intérprete-criador parte de suas vivências e inquietações de vida e formação artística, servindo de estímulo para propor questionamentos, utilizando o corpo e o movimento, através de pausas, deslocamentos, tensões, rolamentos, quedas e recuperação. A coreografia se relaciona diretamente com o djmbê, instrumento percussivo originário de Guiné-Bissau em forma de cálice, feito de madeira e pele animal. Questões e inquietações acerca da mercadoria, compra, venda e exposição. A feira livre e sua diversidade de elementos, o julgamento capitalista e situações enquanto espaço e tempo pouco visível numa sociedade capitalista selvagem.

Master Class

Luiz Abreu

 

09/05 às 14h - CineTeatro Cachoeirano

"Por uma dança pessoal"

Uma experiência prática teórica do corpo  como suporte para criar uma dança pessoal.

 

A master class  “por uma dança pessoal”  tem como proposta uma vivência corporal onde o participante irá experimentar através de estímulos de dança contemporânea, as diversas e variadas possibilidades de construir no corpo linguagens individuais  mas que dialogam com o coletivo.

Como   procedimento metodológico, faremos incursões pela cidade no sentido de recolocar o corpo no ambiente coletivo e daí abstrair esta experiência em forma de dança.

 

O trabalho terá a duração de três horas e será feito em dois tempos, o primeiro: o corpo e a cidade, o segundo: o corpo em sala de aula criando linguagem.

 

Luiz Abreu
ExperimentandoNUS
Espetáculo Infantil
Pau que nasce torto ... e o Backyard
Cia ExperimentandoNUS

 

09/05 às 16h - Praça Jardim Grande, Cachoeira/BA

Corra, caia, dois altos! Fique descalço, caia na terra, se molhe, construa seus brinquedos, divida o lanche, grite, lave as mãos, se lambuze. Seja o super herói, ria, chore, vista a roupa do seu pai, cuidado para não cair do sapato da mãe. Envie um vídeo engraçado no whatsapp, curta no facebook. Beba água, Tome banho e suje a roupa. Chame os amigos para brincar, o backyard é nosso.

 

Pau que nasce torto... e o backyard é espetáculo de dança onde convida o espectador, principalmente crianças a sentir-se no quintal de sua casa, se não tem quintal vamos pra rua...propondo ambientes onde o público interage junto aos bailarinos em jogos coreográficos.  Inspirado em algumas brincadeiras de rua, a obra destaca momentos de diversão em grupo, o que atualmente pouco se vê devido a uma série de fatores, entre eles o jogos e dispositivos eletrônicos e as redes sociais. Tema inspirado e abordado através da dança destacamos que jogos e muitas brincadeiras de rua também desenvolve a psicomotricidade, criatividade e as relações interpessoais. O espetáculo infantil não infantilizado brinca com o movimento combinando objetos, corpo e sua dança, contemporizando ações, gestos e suas estéticas.

 

Espetáculo

Mattuto Negro Homem

Cia Átomos

 

09/05 às 19h - CineTeatro Cachoeirano

Inspirado livremente na obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha “Matuto NegroHomem” conta com uma visão de entendimento que é própria da Áttomos Cia de Dança, sem no entanto se caracterizar como uma obra cordelista ou caricata.


O foco desse diálogo corporal é o ser/cidadão do nordeste com sua rotina de vida e o modo como encara a realidade a partir de suas necessidades existenciais, abordando também os fatos que deixaram marcas, determinaram e produziram consequências relativamente eternas.


Complementando a obra coreográfica, elementos cenográficos inusitados se aliam a um figurino baseado na obra do grande mestre contemporâneo Bispo do Rosário.

Cia Átomos
ABW
Hip Hop
Grupo ABW

 

09/05 às 20h - Praça Teixeira de Freitas, Cachoeira/BA

A "Association B-Boys and B-Girls Of The World" (ABW) é um grupo de dança de hip hop da cidade de Cachoeira, formado por jovens que possuem o interesse comum pela dança e que através da expressão corporal visam comunicar-se e levar a arte pelo mundo.

Eles aliam o Hip Hop às diversas linguagens artísticas em suas coreografias, bem como os segmentos da dança que buscam enaltecer a cultura negra.

 

Show

Na Tora Baile System

 

09/05 às 20h - Praça Teixeira de Freitas, Cachoeira/BA

Criado no eixo São Félix –Cachoeira, em atividade desde o início de 2013, o Coletivo tem o objetivo de construir espaços alternativos com a convicção de que a arte é condição fundamental de transformação.

 

Tem como Dj’s Breno Tsokas e Felipe Ramos, que exploram o experimentalismo proporcionado pela tecnologia analógica e digital mesclando influências da Cultura Sound System, Black Music, Tropicália, Ritmos Africanos, Latinos e Eletrônicos.

Na Tora
Dandara
Master Class
Dandara Baldez

 

10/05 às 10h - CineTeatro Cachoeirano

O encontro consiste em uma síntese poética das Danças de Umbigada. Como referência partiremos do eixo do trabalho que é a ancestralidade, o ritual, o mito e a tradição dessas culturas populares. O processo se dará com experimentações que visam buscar novas re-significações e possibilidades dessa identidade que se inter-relaciona com o contexto da corporeidade e diversidade.

 

O encontro terá duração de três horas e será feito em 3 momentos:

   O primeiro: Roda de conversa sobre as Danças brasileiras e ancestralidade

   O segundo: cantos e movimentos de umbigada

   O terceiro: grande roda de jongo

 

bottom of page